quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Controle de Qualidade em sua residência!!

Quem vive no mundo empresarial já conhece a tão famosa metodologia 5S, certo? Que tal implantar essa metodologia em sua residência? Afinal, de menor porte, nossa casa também é uma empresa e precisa ser bem organizada.

O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.  

É composta de cinco princípios ou sensos, cujas palavras transliteradas para o nosso idioma, iniciam-se com a letra "S". O 5S pode ser aplicado em qualquer ambiente, inclusive espaços ao ar livre, residências, pequenos ambientes e até na organização de apenas um armário ou bolsa.

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, especialmente os desnecessários, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Os 5S significam:

Seiri - Senso de organização, utilização, liberação da área. Refere-se à prática de verificar todos os materiais e manter somente os itens essenciais para o trabalho que está sendo realizado. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
Seiton - Senso de ordem, arrumação. Enfoca a necessidade de um espaço organizado. A organização, neste sentido, refere-se à disposição dos objetos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. O processo deve ser feito de forma a eliminar os movimentos desnecessários.
Seiso - Senso de limpeza. Designa a necessidade de manter o mais limpo possível o espaço de trabalho. Ao fim de cada dia, o ambiente é limpo e tudo é recolocado em seus lugares, tornando fácil saber o que vai aonde, e saber onde está aquilo o que é essencial. O foco deste procedimento é lembrar que a limpeza deve ser parte do trabalho diário, e não uma mera atividade ocasional quando os objetos estão muito desordenados.
Seiketsu - Senso de padronização, asseio, saúde. Refere-se à padronização das práticas de trabalho, como manter os objetos similares em locais similares. Este procedimento induz a uma prática de trabalho e a um layout padronizado e práticas favoráveis a saúde física, mental e ambiental.
Shitsuke - Senso de disciplina, autodisciplina. Refere-se à manutenção e revisão dos padrões. Uma vez que os 4 Ss anteriores tenham sido estabelecidos, transformam-se numa nova maneira de trabalhar, não permitindo um regresso às antigas práticas. Entretanto, quando surge uma nova melhoria, ou uma nova ferramenta de trabalho, ou a decisão de implantação de novas práticas, pode ser aconselhável a revisão dos quatro princípios anteriores.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:
1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão.
2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. O acúmulo excessivo de materiais tende à degeneração.
3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços
4. Menos riscos de acidentes.
5. Maior satisfação das pessoas com o resultado.

(fonte: sites Wikipédia, a enciclopédia livre , Esalq e Administradores)

Entre em contato e saiba como implantar essa metodologia em sua residência.

4 comentários:

  1. Olá Ana,

    A metodologia 5S surgiu no Japão após a 2a. Guerra, , como uma das ferramentas para a implantação nas empresas e organizações do Sistema de Qualidade. Estranho a Wikipedia afirmar que ela era utilizada inicialmente pelas donas de casa.
    Não foram estas as informações dadas pelos meus professores no curso de gestão da qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana tudo bem?
    Pois é...quando li essa informação também achei estranho pois eu também já participei de treinamento de 5S nas empresas que eu trabalhei e nunca tive essa informação.
    Mas registrei o que encontrei no Wikipédia. Vou verificar outras fontes para possíveis correções.
    Obrigada pelo comentário!
    Abraço, Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!
    Fui buscar todas as fontes que usei para esse post e acrescentei as informações. Usei inicialmente somente o Wikipédia pois lá estavam o maior número de informações. Vou verificar agora, alguma informação de alguém que trabalha nessa área.
    Mais uma vez, obrigada pelo alerta!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. Ana deixo aqui um FELIZ DIA DA MULHER bjs.

    Mulher…
    Tens sete sentidos
    Sete chaves de poder
    Mulher…
    Mística flor, pétala serena
    Seiva suave de uma árvore suprema
    Indecifrável mulher…

    Força felina e manhosa
    Mulher frágil e poderosa
    Sobretudo mulher…

    Um sopro de vida no mundo
    Alma do sonho e da dor
    És assim quase perfeita
    Perfeita dádiva do Criador…
    Autor: Desconhecido

    ResponderExcluir