segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como organizar os brinquedos







O que pode ser aproveitado dos brinquedos das crianças?
Tudo começa na hora de adquirir um brinquedo. O ideal é verificar para que faixa etária o brinquedo é destinado. Assim, corre-se menos risco de descarte fácil e rápido. Quanto mais adequado à idade da criança, mais útil e prazeroso ele será. Buscar sempre brinquedos que usem a lógica e raciocínio e evitar os que deixam a crianças ociosas. Evitar também brinquedos que estimulem a violência como armas, espadas, facas, etc.
  
Como selecionar o que pode ser aproveitado? O que levar em conta?
- os brinquedos que podem ser aproveitados são brinquedos inteiros. Jogos com todas as peças são legais manter guardados, pois a brincadeira fica completa;
- separar brinquedos quebrados e descartar. Normalmente as crianças não dão importância para brinquedos quebrados ou com falta de peças, os brinquedos tornam-se desinteressantes e descartáveis;
- observar o crescimento da criança: aqui vale a regra de adequar os brinquedos à faixa etária. Se o bebê cresceu está na hora de trocar por brinquedos mais estimulantes.

Como reutilizá-los? Quais são as dicas para encontrar uma nova utilização para esses brinquedos? Dar exemplos de brinquedos e sua nova utilização? 
- se os brinquedos passaram da faixa etária ou não interessa mais, o mais legal é ensinar as crianças a doar para outras crianças. Muitas entidades vão agradecer e sua consciência também! Além de ensinar os pequenos a não se apegar ao que já não interessa mais;
- se existe mais de uma criança na mesma casa os brinquedos podem passar para o irmão menor e o irmão maior pode ensiná-lo como brincar.
- procure em sua cidade os “hospitais de brinquedos”: algumas regiões têm lojas especializadas em conserto de brinquedos e bonecas.

 Como organizar a casa brincando?
-crie jogos e prêmios para estimular a independência da criança. Por exemplo: adquira baús para organização dos brinquedos e brinque de caça ao tesouro: todo o brinquedo que estiver no chão deve ser guardado no baú. E os prêmios podem ser os que se utilizam nos realitys shows: um quadro com adesivos com “carinha feliz” para brinquedos guardados e “carinha triste” para brinquedos espalhados pelo chão;
- utilizar caixas coloridas para cada jogo ou azul para meninos e rosa para meninas: etiquetar cada embalagem para que a criança saiba o que tem dentro. Se ela ainda não sabe ler, uma dica é colar uma figurinha ou foto do brinquedo facilitando a visualização.

Dica 1: use embalagens descartáveis para armazenar brinquedos pequenos. Por exemplo: potes de sorvete são ótimos para guardar brinquedos, só é necessário etiquetar.

Dica 2: Em datas como aniversário, natal e dia das crianças, incentive as crianças a fazer o descarte. Se a criança ganhou 3 presentes novos, deve escolher 3 itens para doação ou descarte, dando a oportunidade de que outra criança receba o brinquedo como doação.


5 comentários:

  1. eu sou muito organizada, então nem preciso dizer que o blog é a minha cara! rs

    Adoreeeei o blog e estou seguindo, siga-me tbm.

    doqueelasmaisgostam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariela, bem vinda! Obrigada pela visita...
    Já te adicionei nos meu blog pessoal: anapaulabritto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata, obrigada! Vi seu blog e gostei bastante. Temos várias coisas em comum...
    Sucesso para vc!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana

    Obrigada pela partilha, quero dar os parabéns pelo seu blog. Convido você a visitar meu cantinho
    http://organizacao-domestica.blogspot.com/
    Muitas beijocas da Xanó

    ResponderExcluir