quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Aço Inox: como cuidar?


Você decidiu ter em sua cozinha eletrodomésticos, revestimentos, tampos e coifas em aço inox, o que é uma tendência high tech. E no dia a dia se depara com a limpeza e manutenção desse material nobre.

Então, vamos primeiro entender um pouco sobre o material.

O que é o Aço Inox?
O aço inox é sinônimo de material durável e resistente, nos dando sempre a impressão que não se deteriora mesmo sob condições adversas. E por conta disso, é um dos materiais mais utilizados para produção de utensílios e equipamentos para cozinha.

Mas na verdade esse tipo de aço não é eterno. Ele apenas apresenta uma alta resistência a corrosão quando submetido a um determinado meio ou agente, e essa resistência varia conforme o tipo de aço inox.

É muito comum as pessoas acharem que todo aço inox é igual, e por isso, terá as mesmas características, como a alta durabilidade, resistência ao calor, impacto e corrosão. Grande engano, tendo em vista que o aço inox é uma material que não existe na natureza, é fabricado pelo homem através de uma liga de vários metais.

O ideal é saber qual o fornecedor dos móveis e utensílios para poder entrar em contato e adquirir as informações de cada fabricante.

E agora, as dicas para manter suas peças como novas por mais tempo.

Dicas de Manutenção
- Os cuidados devem ser tomados antes mesmo da instalação. Se a cozinha estiver em obras, o ideal é que as peças fiquem armazenadas à sombra e apoiadas de maneira uniforme para evitar o empenamento. A superfície deve estar protegida para evitar que objetos pontiagudos risquem e danifiquem a peça.

- Prefira instalar as peças após o término completo da obra, pois existem muitos materiais agressivos, como reagentes ácidos e alcalinos para limpeza de pisos e revestimentos que podem manchar e oxidar as peças.

- Após a instalação e durante o uso, mantenha a superfície do inox sempre limpa, evitando o acúmulo prolongado com alimentos ácidos, sais e produtos químicos, pois dependendo da concentração e tempo de exposição, estes produtos podem reagir com a superfície do inox, ocasionando manchas e oxidação.

-Para retirada de etiquetas adesivas, use água morna e deixe agir por algum tempo. A água quente vai diluir a cola e a etiqueta sairá facilmente.

- Para a limpeza diária, água (morna) e detergente neutro são os produtos mais recomendados, para a limpeza leve, como manchas de dedos e manchas de gordura. Produtos de limpeza com sulfactantes (exemplos: Limpa Vidros Vidrex, Veja e similares.), funcionam de maneira eficiente.

- No caso das manchas mais difíceis de serem removidas, a dica é deixar a peça de molho alguns minutos com sabão neutro e água morna. Use uma esponja macia para remoção dos resíduos.

- Sempre que possível evite que a água parada seque sobre a peça, pois existe uma quantidade considerável de cloro e sais dissolvidos, assim, quando a água se evapora naturalmente o cloro e os sais se depositam em alta concentração na superfície do aço podendo causar manchas.

Evite produtos de limpeza à base de cloro (água sanitária e sabão contendo cloro, sapólio), pois o cloro é um forte agente oxidante, podendo causar manchas e dependendo da concentração e tempo de exposição, pode até causar a corrosão, mesmo em aço inox de alta qualidade.

- Palha-de-aço ( Bombril ou similares) e aço inox, não combinam! Os resíduos da palha-de-aço são agentes contaminantes, eles se impregnam na superfície do inox e fatalmente irão aparecer pontos de oxidação! Se a peça for polida pode-se fazer o polimento da peça com produto específico para polimento de metais (Bravo, Kaol ou ou similar) e um pano macio.

- Esponja verde-amarela ou dupla face devem ser usadas somente no lado amarelo, macio. O lado verde é abrasivo e riscará a peça com certeza.

- Leia sempre os rótulos dos produtos de limpeza evitando os que contenham cloretos em sua fórmula.

- Evite o contato do aço inox por período prolongado com sal de cozinha (cloreto de sódio), pois apesar de resistente o aço inox pode oxidar dependendo da concentração e do tempo de exposição com o sal.

Super dica: depois de limpar a peça com água morna, sabão neutro e a peça estiver bem sequinha utilize óleo de bebê (isso mesmo, óleo de bebê!) com um pano macio para passar sobre as peças. Cuidado na quantidade para que a peça não fique excessivamente oleosa. Assim, vai evitar as manchas de dedos e deixar as peças brilhando!

Fontes: site Loja Brazil (www.lojabrazil.com.br)
              Mekal Aço e Design





Nenhum comentário:

Postar um comentário