quinta-feira, 21 de outubro de 2010

No reino das panelas - Parte 2

Aço Inox

  • Um banquete para os olhos, as panelas de inox - uma associação de metais nobres como níquel, cromo, manganês e molibdênio - não enferrujam e são muito resistentes. Além disso, aos contrário das de alumínio, não liberam qualquer resíduo.
  • A maior deficiência deste produto é a má propagação do calor, que faz com que os alimentos grudem no fundo. Aí, a limpeza fica mais difícil. Muitos fabricantes resolveram o problema revestindo a base externa da panela com uma camada de alumínio ou cobre. Este fundo garante a distribuição do calor por igual, evitando que os alimentos se queimem. Prefira-as na hora da compra: os resultados na hora de cozinhar são muito melhores.
  • O manuseio não é complicado. As panelas de aço inox são resistentes e não muito pesadas. Duráveis, podem ir à máquina de lavar louça. Custam em geral seis vezes mais que as de alumínio.

Vidro
  • Quando chegaram ao mercado nacional, as panelas de vidro provocaram o maior frenesi. As donas de casa correram aos magazines, querendo conhecer a maravilha que as libertaria do bombril. De fato, essas panelas são uma mão na roda. Podem ir ao microondas e à lava louça, não retêm odores nem soltam resíduos.
  • Uma das desvantagens - que é ao mesmo tempo uma vantagem - é a maior capacidade de reter o calor. Se a dona de casa não prestar atenção, acaba queimando os alimentos ao cozinhar. Por isso, é preciso aprender a lidar com elas.
  • O vidro utilizado em sua fabricação é enriquecido com sílica, que as torna resistentes a pequenos choques térmicos. No entanto, exigem cuidados no manuseio. Os cabos costuma esquentar, as vasilhas são pesadas e podem trincar se sofrerem uma mudança muito brusca de temperatura.

Antiaderentes

  • As panelas com este tipo de revestimento surgiram na década de 60 e evolucionaram a cozinha. Além de facilitar a limpeza, permitem reduzir o uso de gordura para cozinhar. O responsável pela mágica é um plástico chamado politetrafluoretileno, que ficou conhecido como teflon.
  • Apesar de mágico, o teflon não é milagroso. Este revestimento, usado em utensílios de alumínio, solta-se com o atrito e forma poros, onde se acumulam resíduos de alimento. Para conservá-lo, deve-se mexer os alimentos com colheres de pau ou silicone, que não riscam.
  • Para limpá-las, use apenas bucha macia. Mesmo com todo cuidado, estas panelas super práticas não costumam ter vida muito longa.

(Consultoria:  Profª. Cristina Ortiz Furtuoso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário