quarta-feira, 24 de novembro de 2010

No reino das panelas - Parte 3

Barro e Pedra-Sabão

  • São as panelas preferidas dos adeptos da cozinha naturalista. A justificativa para a escolha é de que demoram para cozer os alimentos, e assim conservam melhor suas propriedades. Além disso, este tipo de vasilha não solta resíduos nocivos. E tem a vantagem inegável de preparar uma comida super saborosa.
  • Há, porém, alguns inconvenientes. A vasilha de pedra é pesada demais e, por conservar intensamente o calor, não pode ser removida do fogão assim que o fogo é desligado. Além disso, o peso acaba estragando os frágeis fogões modernos.
  • Ambas pedem cuidados e podem quebrar com facilidade. As panelas novas devem ser curadas durante cinco dias com óleo quente, antes de serem colocadas em uso. As de barro precisam ser limpas com especial atenção, porque são mais porosas e podem reter restos de alimentos, criando focos de bactérias.


Ferro

  • Assim como as amantes da cozinha italiana não dispensam uma boa panela de ferro para preparar polenta, também as exigentes cozinheiras mineiras sabem que o segredo dos quitutes saborosos está no uso desse utensílio. Durante o processo de cozimento, liberam o minério - motivo pelo qual muitos médicos aconselham que se prepares comida para os bebes em panelas de ferro. Mas é bom lembrar que esta quantidade de ferro liberada não é suficiente para suprir deficiências sérias do organismo.
  • Como as panelas de pedra, também devem ser curadas em óleo quente antes de serem usadas pela primeira vez, caso contrário a comida fica escura.
  • Para limpeza, mantenha longe a palha de aço, que facilita o surgimento da ferrugem. O ideal é caprichar com água quente, bucha e sabão.
(Consultora: Profª Cristina Ortiz Furtuoso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário